home buscar facebook newsletter

Blog

Nós temos "essa coisa com pisos", e você ?

Qualquer pessoa com um celular ou câmera em mãos já deve ter apontado para o chão. É quase involuntário: a lente mira a primeira coisa que vê e o dedo coça para clicar e fazer uma foto bacana. É nessas tentativas que são descobertas imagens interessantes de pés, calçados, quintais, gramas e pisos revestidos que a gente vê por aí. 

Pelo jeito, não é só por aqui nos arredores que as pessoas têm a mania de fotografar o chão: o perfil "I Have This Thing With Floors", no Instagram, reúne fotos de mais de 296 mil seguidores do mundo todo que também têm "essa coisa com pisos". A cada imagem, uma surpresa: alguns pisos são novos em folha, outros guardam segredos antigos, alguns são lisos, outros têm texturas intrincadas, mosaicos, ilustrações... A criatividade dos usuários não tem limites quando o assunto é encontrar o chão mais bonito. 

A gente tem certeza que consegue fazer umas boas fotos por aqui também, especialmente com os pisos da loja. E você, que também tem essa deliciosa mania de observar os detalhes por onde pisa, que tal colaborar com esse projeto? Poste sua foto de pés e pisos com a hashtag #ihavethisthingwithfloors e aguarde - se o resultado for bacana, o perfil vai publicar sua foto com os devidos créditos. 

Instagram: https://instagram.com/ihavethisthingwithfloors/


Misture à vontade

A sensação de conforto das colchas artesanais, o padrão retrô que traz nostalgia, o charme de um estilo inspirado pelos trabalhos manuais. Essas são apenas algumas das ideias que o patchwork carrega: o efeito de misturar estampas coloridas e, por vezes, até mesmo texturizadas, remete às mais diversas estéticas. 

Se a ideia de cobrir de azulejos brancos a cozinha, a área e os banheiros não faz o seu estilo, então vale optar pelo patchwork. O mix de formas proporciona um visual eclético e fora do comum ao ambiente, podendo ser mais leve, com variações do mesmo tom, ou mais vibrante, com altos contrastes de cores e estampas. 

A regra para aplicar revestimentos tipo patchwork é: não há regras. Quanto mais à vontade, melhor. Basta escolher os desenhos de acordo com o seu gosto e brincar com as combinações possíveis. Crie ambientes únicos e extremamente aconchegantes com essa técnica.


Expo Revestir 2015: Confira os lançamentos Oca Brasil

Encerrada no dia 06 de março, a última Expo Revestir trouxe novidades relevantes e ousadas para o cenário. A feira, considerada a "Fashion Week" para profissionais de arquitetura e decoração, foi sucesso absoluto e trouxe novas inspirações.

Uma das empresas de destaque foi a Oca Brasil, que lançou na Expo a Coleção Brasiliana, projeto desenvolvido por um time de peso que conta com Renata Rubim, Paula Szk e Luiza Santos. A parceria das criadoras com a Oca Brasil proporcionou uma linha de revestimentos de qualidade, com frescor e inovação em cada design.

Inspirada na História do Brasil, a coleção chega em 3 linhas: Tribal, Colonial e Modernista. Cores e formas para encher os olhos de quem vê e conquistar espaço em qualquer tipo de projeto.


Fina Frieza

À primeira vista, ele pode até parecer frio, mas a gente garante que ele tem muita personalidade. O cimento queimado é uma forte tendência atualmente, e vem se tornando o queridinho de arquitetos e decoradores por aí. A cor cinza e a superfície lisa fazem do revestimento um recurso versátil pra deixar ambientes neutros e, ao mesmo tempo, com estilo próprio. O cimento cai bem em vários ambientes da casa e serve ainda pra revestir espaços como lojas, escritórios, estúdios e galerias.

Quem procura por soluções mais baratas na hora de construir, geralmente passa longe de tendências, novidades e até mesmo a beleza do material usado. O cimento queimado veio pra sanar esse problema: de fácil aplicação e custo baixo, o material é ainda bonito e funcional para o dia-a-dia. 

O ar contemporâneo também é um ponto forte do material: a ideia de que o cimento dá uma característica inacabada ao ambiente é caída. Menos é mais, logo, os pisos, paredes e tetos de cimento são a cara da simplicidade. Quem é fã de constrastes pode incluir elementos mais sóbrios na decoração, pra criar um cômodo sofisticado, ou então abusar das cores e texturas pra deixar o lugar descolado e moderninho. 

Inspire-se nessa tendência e adapte o revestimento frio ao seu ambiente aconchegante. 


A cor do ano 2015

Pense em um tom denso, rico, aconchegante, com toda a característica para dar charme a um ambiente. Essa é a Marsala, cor eleita pela Pantone para representar o ano de 2015. A mistura de vinho e marrom resulta em uma nuance quente e elegante, perfeita pra decorar ou revestir.

As possibilidades são infinitas: ao lado de piso de madeira escura e papel de parede, a cor Marsala deixa o cômodo altamente refinado, enquanto o piso de porcelanato branco e paredes em cores claras dão um contraste rico ao tom marrom-avermelhado. 

Se preferir, ouse: ladrilhos nessa cor ficam lindos em banheiros e cozinhas. Hora de começar as mudanças em 2015 acrescentando um pouco dessa cor à sua paleta. 


Naturalmente rústico

Quem é fã de decoração e arquitetura rústica já sabe: materiais naturais não podem faltar na hora de compôr o estilo. É por isso que as pedras vêm em primeiro lugar quando pensamos em características de um visual campestre. A variedade infinita de cores, texturas, composições e tamanhos oferece versatilidade total para aplicar pedras em pisos, paredes e bancadas.

Além de ser presença obrigatória em interiores rústicos, a pedra natural também tem conquistado espaço em ambientes modernos: lisas e claras, as pedras dão um toque original aos espaços clean.

O material não fica restrito ao uso em lareiras e banheiros. A tendência atual é destacar uma parede do quarto ou da sala com o belo relevo das pedras. As rochas ornamentais deixam um toque sofisticado e contemporâneo em qualquer cômodo, valorizando a decoração.

Agora que você já sabe um pouco sobre essa novidade, que tal apostar em interiores de pedra? Visite nossa loja e tire suas dúvidas sobre esse tipo de revestimento.

Do metrô para a cozinha retrô

Assim como na moda, as tendências de decoração também vão e voltam. Lá fora, o destaque do momento é o revestimento com subway tiles, ou seja, azulejos inspirados nas estações de metrô nova-iorquinas do começo do século XX. O padrão simples do revestimento logo virou um clássico e, atualmente, entra em cena como o favorito para cobrir as paredes de banheiros, cozinhas e corredores. As várias alternativas de aplicação, a praticidade na limpeza e a melhor cobertura para evitar mofo são só algumas das vantagens desse charmoso azulejo. 

O acabamento desse tipo é objetivo, direto ao ponto: afinal, a ideia é inspirada em estações de metrô. Porém, aplicado na decoração de interiores, os subway tiles ganham um ar elegante, que conversa bem com diferentes estilos, do retrô ao contemporâneo. 

Mais motivos pra investir nessa opção: é excelente para revestir áreas úmidas e frias, é higiênico e não acumula sujeira, utiliza menos rejunte na aplicação e é super fácil de limpar. Gostou da sugestão? Hora de apostar nos azulejos de estação de metrô!


Chicô Gouvêa e a Casa Brasileira

 Um artista visionário apaixonado pela cultura brasileira, o arquiteto Chicô Gouvêa acrescenta referências históricas e icônicas em cada projeto que leva seu nome. O trabalho marcante do arquiteto recebe reconhecimento por todo o país, e nesse mês ganhou dois especiais no programa “Casa Brasileira”, da GNT, nos dias 12 e 19.

A beleza de época da Fazenda São Fernando, em Valença (RJ) é coroada com ambientes criados por Chicô, aliando o estilo do século XVIII com o frescor contemporâneo das casas do interior. Nas lindas imagens do programa, dá pra ver ainda os detalhes nos revestimentos escolhidos para o projeto, entre os quais estão alguns dos nossos produtos: na piscina do casarão de fazenda, o material é da Antígua, fornecido pela Chão de Barro.

Outros destaques apresentados pelo programa são a casa de Nélida Piñon, o apartamento carioca da atriz Carolina Ferraz, cliente da loja de Chicô, ‘Olhar o Brasil’, e ainda o bar de tapas ‘Venga’, no Rio, a Casa Carandaí, o Restaurante 2 Vales, em Itaipava e o bistrô especialmente criado pelo artista para a chef Roberta Sudbrack. Projetos com muita personalidade que refletem a arte brasileira nas ideias do arquiteto.

Vale dar uma atenção especial aos pisos e acabamentos mostrados, que passam do rústico ao sofisticado, carregando muita brasilidade e referências culturais. A Chão de Barro tem muita alegria e orgulho em ser parceira de Chicô Gouvêa. 


Vista sua casa

A escolha de uma roupa diz muito sobre uma pessoa: revela o gosto, o estilo de vida e até aspectos mais sutis da personalidade. Se o seu guarda-roupa diz tanto sobre você, imagine o que a sua casa inteira pode expressar. Assim como acontece com a aparência pessoal, o cuidado com a casa precisa ser observado frequentemente. Pra mudar o visual do ambiente, bastam algumas trocas de itens na decoração - um novo quadro ou um vaso de planta - mas para transformar de verdade, é preciso trocar a roupa da casa.

Entre o rústico e o contemporâneo, o minimalista e o kitsch, existe uma infinidade de estilos pra escolher. Em seu projeto, as cores e revestimentos de todos os cômodos podem combinar entre si ou então, se você deseja obter um ar mais descontraído, cada cantinho pode ter sua própria expressão, com tons e texturas diferentes.

Se a roupa da sua casa já não combina mais com o seu estilo, é hora de mudar: pense em novas formas de criar a atmosfera que você deseja obter e construa esse clima a partir do revestimento escolhido.

Visite a Chão de Barro e vista sua casa.